12 de jun. de 2010

ÁCIDO FÓLICO...

Ácido fólico é mais conhecido entre as grávidas, ele geralmente é receitado pelos médicos para as semanas de gestação. Este ácido previne a doença conhecida como “espinha bífida”, doença que se caracteriza por expor a medula espinhal, podendo esta então ser danificada levando a uma paralisia dos membros inferiores. Previne também a anencefalia, que é a falha no desenvolvimento do cérebro do bebê. Sendo assim, é importante para a futura mamãe ingerir ácido fólico, possui ainda as vantagens de diminuir os sintomas de enjôos e náuseas durante o primeiro trimestre de gravidez, diminui a incidência de partos prematuros, e ajuda a melhorar o leite materno. Lendo mais a respeito desse "comprimidinho" descobri outras curiosidades, segue:
Vitamina hidrossolúvel, que tem como sua principal fonte as verduras de folhas. Importante na formação dos glóbulos vermelhos e na síntese dos ácidos nucléicos. De fundamental importância na produção de neurotransmissores como serotonina, adrenalina, noradrenalina, dopamina, histamina e na saúde do sistema nervoso. Importante também para a saúde do coração e músculos.
O Ácido Fólico é mais bem absorvido quando associado a outras vitaminas do complexo B, especialmente vitamina B12, B5, Biotina e vitamina C. Cafeína, álcool, antiácidos, laxantes, anticoncepcionais, antibióticos, fumo e quimioterapia diminuem sua absorção.
Benefícios:
• Reduz o estresse;• Protege o coração;• Aumenta a lactação;• Possui efeito analgésico;• Melhora as ulcerações orais;• Auxilia no tratamento da depressão;• Evita que os cabelos fiquem grisalhos junto com Vitamina B5, Biotina e PABA;• Potencializa a ação dos antidepressivos antirrecaptadores da serotonina.
Melhores fontes de origem vegetal:
Cereais integrais, levedo de cerveja, germe de trigo, farelo de trigo, cevada, milho, lentilha, ervilha, grão-de-bico, soja, feijão, cogumelos, amendoim, nozes, avelãs, amêndoas, tâmaras secas, ameixas, bananas, abacate, batatas, abobrinha verde, aspargo, nabo e vegetais folhosos.
Melhores fontes de origem animal:
Miúdos e queijo branco.
Sinais e Sintomas de sua DEFICIÊNCIA
Sintomas Gerais: Anemia; Leucócitos baixos; Homocisteína alta.
Distúrbios Emocionais: Irritabilidade.
Sistema Nervoso central: Insônia; Dores de cabeça; Apatia e Letargia; Dificuldade de memorização.
Sistema Neuromuscular: Fraqueza; Dores nas pernas; Incoordenação motora das mãos; Sensação de cansaço que não melhora.
Sistema Cardiovascular: Falta de ar.
Sistema Gastrointestinal: Anorexia; Inapetência; Fezes Ressecadas; Prisão de ventre crônica.
Língua: Aftas na língua e boca; Língua lisa, vermelha e dolorosa.

Fonte de Pesquisa: Guia do Bebe e outros sites de gestantes.

Eu comecei a tomar o ácido fólico um ano antes de engravidar, assim que parei com o anticoncepcional já comecei a tomar a vitamininha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário